segunda-feira, 23 de maio de 2011

reposta sobre a critica dos internautas as manifestações.

semana passada uma matéria saiu no Globo, se refere a como os INTERNAUTAS estão
vendo as manifestações.


Posteriormente escrevi para a jornalista uma resposta para esses internautas.

O e-mail enviado para ela segue abaixo :
( depois volto ao debate )

Olá Luisa Valle

Me chamo CAIO e estou ajudando a organizar
muitas dessas manifestações que os internautas acham
que são ineficazes.

Primeiro quero salientar que existe uma distorção quando
tratamos estas manifestações como ATOS VOLTADOS PARA
A PAZ .

Isso é um equívoco e uma maneira que alguns estão tratando
o assunto por não ter o interesse de participar ou mesmo por
não conseguir expor em alguns veículos de comunicação o
verdadeiro TEOR de nossas mobilizações.

É fato que muitos dos envolvidos tem pouco conhecimento político e por razões obvias, tomados pela dor e pelo desrespeito do poder público com suas causas, acabam aderindo de forma espontânea
e usando o discurso de PAZ que sempre foi muito comum na mídia para expressar seus anseios.

No entanto, em todos os ATOS que estive presente e creio que POUCOS desses internautas estiveram, vi e fui responsável por
intervenções VERBAIS nos discursos como os acontecidos , em que os TEMAS estavam muito CLAROS
e pré estabelecidos ( pode ver uma matéria que saiu a duas semanas atrás na revista ISTO É, cuja a capa é o MINISTRO DOS TRANSPORTES que esta sendo investigado ) relacionados com
CAUSAS POLÍTICAS e cobranças de uma atuação MAIOR de nossas AUTORIDADES, no que diz respeito as suas responsabilidades.   mencionamos os 55% dos deputados envolvidos em processos e cobramos da JUSTIÇA uma resposta
em relação aos crimes cometidos e as possíveis punições.

Nas manifestações, sempre levantamos a BANDEIRA DA EDUCAÇÃO E DO RESPEITO AOS NOSSOS IMPOSTOS.

Falamos da IMUNIDADE PARLAMENTAR.
Do fim do VOTO SECRETO NO CONGRESSO NACIONAL.
Tratamos da relação entre os CRIMES POLÍTICOS, desvios de verbas, corrupção, impunidade dos responsáveis, INCLUSIVE LEMBRANDO AOS PRESENTES que o STF está votando ( e isso não esta sendo colocado na mídia ) uma ação que dá direito aos políticos de permanecer com FORO PRIVILEGIADO, mesmo após o fim de seus mandatos.





Nas últimas reuniões que tivemos na ABI pedimos aos parentes das vítimas que abandonassem o DISCURSO DE PAZ que é muito evasivo e egoísta E TROCÁSSEMOS por conteúdos que mostrassem a população os motivos que CAUSAM A VIOLÊNCIA.

O descaso do poder público nas comunidades carentes, nas favelas, com relação aos SERVIÇOS PÚBLICOS OFERECIDOS.
Escolas, hospitais, áreas de esporte, cultura e lazer.

Essa semente vem sendo plantada a muitos anos e agora a SOCIEDADE ESTÁ COLHENDO OS FRUTOS que não poupam ninguém.
Estão todos com MEDO de sair de suas casas e a classe média e alta se colocando como VÍTIMAS da violência quando na verdade TODOS NÓS SOMOS RESPONSÁVEIS por este sistema DESIGUAL que gera verdadeiros monstros.

Tenho acompanhado as discussões nos comentários e observo que muitas dessas pessoas não se envolvem nas ORGANIZAÇÕES de protestos ou mobilizações mas tem sempre RESPOSTAS E SOLUÇÕES ou críticas a quem está lutando realmente para mudar o quadro.

É UM GRANDE erro achar que movimentos populares não ajudam a modificar uma situação. Em países europeus como a FRANÇA, ALEMANHA ou mesmo na ARGENTINA que é nossa vizinha, os MOVIMENTOS populares são fortes, organizados e contam com a população, normalmente atingem os objetivos.

No Brasil temos o péssimo hábito de criticar tudo e não apontar ou participar das soluções e fica muito confortável discutir sobre violência ou pedir paz, sentado na frente do computador sem colocar a mão na massa, sem partir para encarar a VIDA REAL, COMO ELA É.
As desigualdades nas favelas, a violência constante ao qual as comunidades estão submetidas e criando seus filhos que provavelmente não estão recebendo VALORES que a mesma sociedade COBRA POSTERIORMENTE mas não LUTA para oferecer.

Fico muito indignado ao perceber que para pular carnaval e para organizar festas e comemorações para times de futebol a sociedade é capaz de se mobilizar, mas para LUTAR POR SEUS DIREITOS não move UMA PALHA e ainda critica quem está fazendo SEM NEM AO MENOS SABER o que estão criticando.

Se estivessem presentes nessas mobilizações perceberiam que existem sim INTERESSES COLETIVOS com temas REAIS e políticos que são abordados e debatidos.


No Brasil as pessoas só tomam atitudes, DEPOIS que alguma coisa acontece, mas nossos movimentos que contavam com GATOS PINGADOS e que eram constantemente criticados por
alguns artistas inclusive,

Temos que tomar muito cuidado com certas colocações, pois estamos num processo lento de estimular as pessoas a acreditar que precisam LUTAR POR SEUS DIREITOS de forma INTELIGENTE E EFICAZ. Temos que mostrar a POPULAÇÃO que vale a pena SIM, sair as ruas para expor sua indignação com a irresponsabilidade daqueles que nos governam.

Respeito muito o Sr Luis Eduardo Soares, sou leitor de seus escritos, acompanho suas caminhadas, admiro e concordo com ele quando diz que para se obter um resultado mais proveitoso é preciso ter uma bandeira, e NÓS TEMOS, mas ela se mistura a algumas outras que são diluídas por vivermos num país que tem MILHARES DE PROBLEMAS a serem discutidos e UMA POPULAÇÃO que não tem consciência do poder que pode emanar.

Temos que tentar conscientizar os cidadãos disso e não desestimular, pois o que parece é que estes INTERNAUTAS, desconhecem as causas de TODA ESSA VIOLÊNCIA a qual estamos submetidos e sendo assim acreditam em RESULTADOS IMEDIATOS para problemas que se perpetuam de gerações em gerações.
É exatamente pela indiferença dessas pessoas que estudaram, que podem sair de suas casas com assuntos inteligentes, que podem colaborar na organização desses protestos que somos tratados feito PALHAÇOS por parlamentares que se isolam em Brasília para discutir SEUS AUMENTOS de salários e quem pode ou quem não pode USAR CHAPÉU na CÂMARA.

A omissão é SEMPRE MAIS CONFORTÁVEL, pois basta fingir que não vê e apontar o dedo para criticar é uma prática COMUM de um povo que tem em sua história pouca mobilização popular para lutar contra a opressão a qual está submetida.

Enquanto forem somente internautas e não CIDADÃOS do mundo REAL, ficaremos distantes de resolver alguma coisa.

Participei ontem do Fórum de Segurança e pude entender o quão estamos longe de informações que são essenciais para mudanças reais no nosso convívio.

Se esconder atrás de uma tela de computador e reclamar da vida, realmente não vai ajudar em nada.

Espero que possa me dar uma chance de responder a estas pessoas.

Independente disso, continuarei lutando pelo que acredito.

Grande abs

CAIO


Manifeste sua opinião a opinião dos INTERNAUTAS.

5 comentários:

lyceu disse...

Oi caio !!

Perfeito seu email para a jornalista ! Como vc costuma dizer se metade dessas pessoas que dizem que manifestações não adiantam de nada participassem pelo menos de um ato, certamente seria muito mais eficaz.
É por isso todo dia lemos notícias absurdas nos jornais, como por exemplo, que existe um projeto que querem aprovar que dá um aumento de salário de 82% para o presidente da república e 68% para os deputados, enquanto o dos aposentados variam entre 0,33 e 3,0% (se não me engano), quase ninguém se revolta... afinal... reclamar pra que né?

NÃO ADIANTA MESMO... AFFF...

E ASSIM A MAIORIA DOS BRASILEIROS CONTINUAM COMO HIENAS, QUE COMEM M**DA E AINDA ACHAM GRAÇA !

milenaagata8 disse...

Olha, eu nem terminei de ler a matéria tendenciosa do jorna "O globo" . O jornalismo brasileiro e principlamete da tv Globo é totalmente sensacionalista! Isso é uma arma contra a população esse matéria é uma arma tendenciosa contra a populçação!Se uma pessoa pouco esclarecida ler aquilo,tem uma visão e interpretação miseravelmente destorcida do que é relamente o poder do povo...os protestos estão aí para acender essa vontade na população e um jornal como "O globo" deixa ser publicada uma matéria horrível dessa! Me deu nojo.Sinceramente.O jornalismo é perigoso demais. Ele que era para estar do lado nessa hora,como grande aliado faz uma cagada dessa.Vou voltar lá,pra ver quem foi o jornalista responsável por essa "maravilha" e meus "parabéns" ao editor! Eu só não vou a mais protestos porque estou morando longe,moro em maricá...e os compromissos as vezs não me deixam escolha,mas já fui sim e q]vou em todos que eu´puder!

Anônimo disse...

Oi caio...
Concordei com tudo oq vc escreveu para a jornalista....

Eu e vários outros internautas, não temos acesso as manifestações...mas não é por isso que vamos achar um ato ridiculo da parte de quem faz.acompanho sempre as as manifestações, estou achando uma super atitude da parte de vcs, siarem de suas casas , correrem riscos de vida [ como vc msm disse ] sair por aí, manifestando...não acho q são ineficazes...só acho que se unirmos mais pessoas teremos um resultado melhor.

Beijos..

Mariana Pacheco

Anônimo disse...

e aii caio!

muita boa a postagem!
é impressionante como tem gente que não faz nada para mudar a realidade em que vivemos, uns por mero comodismo, outros, por serem reacionários mesmo!

continuem aí na luta ai em goiania, pois em bh estamos enfrentando os oportunistas e esse Estado que só mata cada dia mais os filhos de nosso povo!

saudações

sergio BH

caio alves . disse...

Faça vc mesmo!!!!
Não se envolva com algo que não tenha condições de se dedicar.... e dedique-se de verdade a tudo que se envolver...
Se esta ajudando alguém.....
AJUDE ATÉ O FINAL!!!!!!!!!!!!
Se resolveu fazer alguma mudança...
Não tenha medo....
A mudança é somente sua e NINGUÉM mais vai dar o mesmo valor a ela a não ser vc.
Se acha que as pessoas vão perceber sua ansiedade
ou mesmo sua intenção.... então sinto informa-lo...
parece que cada vez mais os seres humanos estão olhando para seus próprios umbigos e se esquecendo dos valores antigos.... como a AMIZADE e o respeito.